Nosso projeto nasceu dentro da Comunidade Pedra Sobre Pedra onde visa coletar materiais recicláveis e processar os resíduos locais de feiras e/ou das próprias residências em benefício da comunidade. Observando que não há, em nosso procedimento, nenhuma geração de odor e/ou sujeira.
Nesse modelo buscamos colaborar na revitalização das comunidades, formando a reeducação ambiental coletiva, pois poderá receber em cadeia materiais recicláveis e os resíduos locais e das moradias, retornando-as em receita, gás ou energia.
Nosso trabalho de coleta em São Paulo está incluso do Projeto SÃO PAULO - RECICLA e envolve outras séries de Associações, gerando um resultado extremamente positivo às comunidades participantes. Aqui o resultado final da coleta é encaminhado às empresas que reciclam, portanto, é revertido em receita aos associados.
Na geração de energia alternativa, oferecemos economia às mesmas envolvidas, além de proporcionar às instituições participantes uma real redução de custos, para as Prefeituras a economia está no tratamento de esgoto, água e lixo. Dando, assim, um caráter de consciência ambiental modelo, podendo ainda, ser aplicado como exemplo em todo o país.
Nosso objetivo na construção e implementação do Projeto REDIGESTOR – ULTRAPURO, a partir da coleta de resíduos orgânicos oriundos da utilização das instalações sanitárias da (comunidade) e de restos de alimentos gerados nos arredores, como restaurantes e feiras na comunidade, vem em função da necessidade e importância à localidade. O REDIGESTOR irá gerar biogás, o qual apresentará em sua composição o gás metano (CH4), na ordem de 60 a 70%. Este gás sairá filtrado portanto, não poluindo o meio ambiente.
O negócio será estruturado de forma simples, utilizando o conceito de transferência de operação do negócio (Business Operation Transfer) para o aporte de know-how e investimentos com o objetivo de garantir o sucesso do negócio.
O biogás pode vir a substituir parte do: GLP e ou GNV, Óleo Diesel, ou ainda, parte da energia elétrica utilizada, através de motogeradores ou turbogeradores de energia elétrica a partir do biogás.
Os resíduos, depois de processados, poderão ser transformados em adubo folhear, quando oriundo do processamento de resíduos orgânicos sanitários e, em ração animal, quando oriundo dos restos alimentícios dos restaurantes, feiras e residências.
Pela geração do biogás, sua queima, a substituição parcial de fontes de energia e a diminuição dos impactos gerados nos esgotos a céu aberto, teremos ainda a possibilidade de pleitear, junto à ONU, a emissão de Certificados de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa.
No segmento Social, ele é alto-sustentável gerando renda à comunidade onde aproveitamos todo resíduo orgânico gerado, revertendo em receita, gás e/ou energia aos envolvidos. Por exemplo ao Parque Sete Campos projetamos a possibilidade de geração de renda para a comunidade e reuso da água para os gramados, proporcionando, ainda, economia no tratamento de esgoto, água e coleta de lixo.
Na Indústria, visa produção continua de gás em escala industrial para geração de energia, como no social, gerando economia dos custos operacionais. Nesse caso podemos citar o apoio da ALTOVISÃO BRASIL no desenvolvimento do projeto, empresa da VOLKSWAGEN DO BRASIL que desenvolve projetos de contribuição sustentável, econômico e social.
Com este empreendimento não só a comunidade será beneficiada com o uso do biogás, mas também a imagem das empresas envolvidas que estarão vinculadas à preservação ambiental e às ações que venham a reduzir qualquer tipo de processo de poluição e agressão ao meio ambiente.
Sua Origem Social e
 Geração de Renda
Jocemar Silveira
 
     Ponto de Vista
     Prensa Manual

Todos os Direitos  Reservados - 2010 -